Neoclassicismo (virada do séc. XVIII para o XIX)

O neoclassicismo ou estilo império começou a ser utilizado após o início da Idade Contemporânea. O processo de simplificação do vestuário ocorreu com a presença do movimento cultural de elite de intelectuais na Europa, o Iluminismo. Este procurou mobilizar o poder da razão com o objetivo de mudar a sociedade e o conhecimento. Constituído por homens como Jean Jacques Rousseau e Charles Montesquieu, o Iluminismo promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra os abusos e a intolerância da Igreja e do Estado.


O período neoclássico iniciou-se como medida de sobrevivência, pois todos aqueles que se vestiam ao estilo Rococó, quando identificados, eram perseguidos e mortos por serem os que gastavam todo o dinheiro do povo com futilidades.

Trajes mais sóbrios e sem exageros, com tecidos lisos e mais simples caracterizam este período. Os bordados eram mais usados em ocasiões especiais. A silhueta da roupa também simplificou, não eram tão volumosas e armadas. A cintura era marcada logo abaixo busto, sem muitos adornos. A peruca não era mais utilizada.

Nas artes, predominava valores da razão, valores clássicos da forma e apreço pela ciência. Ausência de emoção, precisão da forma e presença da razão também eram preocupações no campo das artes durante o neoclassicismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário