Renascimento - Século XV e XVI

O renascimento foi um movimento cultural marcado por transformações em muitas áreas da vida humana. Ele encerra a Idade Média e inicia a Idade moderna. O movimento desenvolve novas ideias e ao mesmo tempo retoma princípios clássicos da Grécia e Roma. Enquanto que na Idade Média o Teocentrismo (Deus como centro de todas as coisas) predomina, na Idade Moderna o pensamento passa a ser o Antropocentrismo (homem como o centro de todas as coisas).



A arte renascentista é rica em pintura a óleo trazendo um grande realismo. Leonardo da Vinci, Michelangelo e diversos outros artistas foram grandes pintores deste período. Um dos quadros mais famosos deste período é “O Casal Arnold”
de Jan Van Eyck. Pela riqueza de detalhes tanto do vestuário como dos objetos, podemos deduzir uma série de significados na cena retratada: O casal esta representando o matrimônio e a maternidade. Além da riqueza de detalhes do quadro, observamos a cor verde do vestido que deve representar a esperança (provavelmente a esperança da maternidade) e o véu branco representa a pureza. É possível perceber o nascimento de uma burguesia rica, através de detalhes como o Arminho utilizado no vestido, moda neste período, e a laranja próxima da janela, pois este fruto era caro, portanto pertencia somente a elite.





Além destes detalhes, é possível realizar muitas outras observações referentes a este período. Percebendo assim a transição do feudalismo para o capitalismo que está presente até os dias de hoje.

 Na moda masculina percebemos o ribão, que poderia ser com magas ou não, meias mais coloridas do que as épocas anteriores e sapatos com bico mais achatados e largos. Enquanto isso o vestuário feminino apresenta vestido longo com saia em forma de cone e corpete com decote quadrado, adornado com fitas finas e joias,  as mangas eram longas e largas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário